Espinhas e cravos estão entre os piores problemas de pele que podem acontecer, principalmente entre adolescentes. Mesmo que não afetem diretamente a saúde, as espinhas trazem uma péssima impressão estética, o que, muitas vezes acabam afetando a autoestima da pessoa.
Espinhas e cravos e podem acontecer por diversas razões, como por exemplo a presença de bactérias, a exposição a gentes contaminantes, ao uso de maquiagem inadequada, falta de higiene, excesso de gordura na pele e até mesmo por mudanças hormonais.
A indústria cosmética possui atualmente muitos produtos que servem para ajudar a combater o problema, tornando a pele melhor, sem cravos e espinhas. No entanto, grande parte desses produtos cosméticos são bastante caros e, em muitos casos, não trazem os efeitos prometidos.
Felizmente existem tratamentos caseiros que podem combater as espinhas e os cravos, de forma mais saudável e econômica, desde que sejam feitos dentro das recomendações, seguindo à risca a forma de aplicar e podendo trazer a pele à normalidade em pouco tempo.
Como eliminar espinhas e cravos
1. Limpeza da pele
Para eliminar as espinhas é necessário limpar a pele pelo menos duas vezes por dia. A exposição às toxinas e agentes contaminantes do ambiente tornam a pele suja, mesmo que isso não possa ser notado a olho nu. Em consequência, as espinhas aparecem com maio frequência. Assim, é preciso lavar muito bem o rosto pela manhã e pela noite, eliminando toda a maquiagem utilizada e eliminando as bactérias e a sujeira, além de retirar o excesso de gordura da pele.
2. Aplicando tônico natural
Um tônico natural para a pele é a hammamelis, que pode servir como uma das melhores alternativas aos produtos industrializados para o combate de espinhas. A hammamelis funciona como tônico e como adstringente para a pele, ajudando a equilibrar os níveis de gordura e secar as espinhas, eliminando também os cravos. O uso diário do tônico proporciona limpeza à pele e a torna mais saudável.
3. Vaporização
Fazendo sessões de vaporização você irá ajudar a eliminar as impurezas desde as camadas mais profundas da pele, ajudando a limpá-la mais profundamente. Encha um recipiente com água fervente, cubra a cabeça com uma toalha e mantenha o rosto sobre a água, deixando que o vapor penetre nos poros. A vaporização pode ser feita 2 a 3 vezes por semana para ter melhores efeitos.
4. Esfoliação para limpar a pele
A esfoliação da pele é um tratamento eficaz e necessário para combater espinhas e cravos, além da limpeza profunda que você deve fazer. Com a esfoliação você irá eliminar as células mortas da pele, tirando também todo e qualquer tipo de sujeira que possa afetar sua pele. Para fazer um creme esfoliante caseiro, basta misturar aveia com mel e fazer massagens circulares nas regiões afetadas pelas espinhas e pelos cravos.
5. Máscara caseira com ovo e limão
Uma máscara feita com ovo e limão ajuda a combater as espinhas e os cravos. O limão é adstringente natural, que favorece a limpeza da pele, eliminando as bactérias. No ovo você encontra um ingrediente que combate o excesso de gordura, deixando a pele com uma textura muito mais suave.
Para fazer a máscara, basta misturar o ovo com algumas gotas de limão e aplicar no rosto, deixando ficar por pelo menos 20 minutos. Depois, é só retirar com água morna. O tratamento deve ser feito pelo menos 2 vezes por semana.
6. Máscara caseira com morango e ovo
O morango, além de ser uma fruta muito saborosa, também é um poderoso aliado para combater as espinhas e o excesso de gordura na pele. Basta misturar 5 morangos com uma clara de ovo e uma colher de sopa de mel. Bata todos os ingredientes no liquidificador até que vire uma pasta e aplique sobre o rosto, tendo o cuidado de ter a pele já bem limpa. Deixe a máscara por 20 minutos e retire com água morna. Faça isso pelo menos 2 vezes por semana.
7. Máscara caseira com iogurte e limão
Iogurte e limão também são ingredientes com propriedades terapêuticas para o combate das espinhas. A mascara de iogurte e limão ajuda a limpar profundamente a pele, combatendo as espinhas, os cravos e o excesso de gordura da pele.
Misture duas colheres de sopa de iogurte natural com meia colher de suco de limão, aplicando a pasta sobre a pele e deixando atuar por 20 minutos. Retire a máscara com água morna. Esse processo pode ser feito apenas uma vez por semana, desde que sua pele esteja sempre limpa.
Pingback:Eliminar a acne de vez em 7 passos - Como Viver Melhor