• Publicidade

Doença de Crohn – Aprenda agora tudo sobre essa doença

doença de CrohnNos dias de hoje é muito importante a ida ao médico para fazer exames gerais, mas poucas pessoas fazem exames que irão identificar problemas específicos, isso acontece devido boa parte da população não ter informações sobre os sintomas da maioria das doenças que podem aparecer. Neste artigo vamos falar da doença de Crohn, uma doença que não tem cura, mas que seu tratamento pode reduzir drasticamente os problemas causados por ela, veja!

O que é a doença de Crohn?

A doença de Crohn é um tipo de inflamação grave, pois é crônica e pode se apresentar em qualquer parte ao longo de todo o trato gastrintestinal, isto é, desde a boca até o reto.

A doença irá normalmente ter como alvos o cólon, o reto e os órgãos e partes interiores do intestino delgado, mas dependendo do caso, que se for raro, o esôfago, o estômago e a boca podem sofrer com a aparição dessa doença.

A doença ocorre em chances iguais para o intestino grosso, o intestino delgado e os dois intestinos ao mesmo tempo.

É importante salientar que essa doença pode avançar para as partes ou camadas que se encontram mais profundamente no intestino, podendo aparecer partes que estão doentes nas partes separadas.

A doença de Crohn tem esse nome devido ao médico estadunidense Burrill Bernard Crohn que já estudava a doença quando chamava-a de ileíte regional.

Sintomas da doença de Crohn.

Alguns sintomas podem ser diferentes de acordo com a área em que ocorre a doença, além de que muitos dos sintomas podem ser confundidos com retocolite ulcerativa.

Os sintomas são:

  • Sangue nas fezes de forma ocasional
  • Diarreias com movimentos frequentes no intestino além de fezes aquosa
  • Urgência para defecar
  • Alguns sangramentos retais
  • Febre
  • Algumas dores que ocorrem normalmente no lado inferior direito do abdômen
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Aftas
  • Fadigas
  • Ulceras, erupções ou fistulas no anus.

O que causa a doença de Crohn?

Com causa ainda não especificamente comprovada, mas o que faz o intestino desenvolver essa doença é o desequilíbrio do nosso sistema imunológico que é o responsável por defender o organismo.

Normalmente a doença se apresenta na casa dos 20 aos 30 anos de idade mas não fica especifica a essa faixa etária, na verdade ela pode acontecer com pessoas de qualquer idade.

Qual o tratamento para a doença de Crohn?

O tratamento usado para lutar contra a doença de Crohn é separado em fases, podendo ser medida de acordo com a quantidade de vezes que sentimos vontade de defecar, além da presença de dores abdominais, indisposição geral e outros sintomas já citados aqui.

O tratamento servirá para retardar a inflamação não controlada, isto é, os medicamentos usados no tratamento irão diminuir a inflamação e fazer um controle melhor dos sintomas, mas infelizmente não irão curar essa doença, pois atualmente a doença de Crohn se encontra incurável.

No tratamento são usados aminossalicilatos, antibióticos, corticoides, imunossupressores, além da terapia biológica, que terão como objetivo reduzir os piores desconfortos e sintomas, controlando o problema.

Existe cirurgia para curar a doença de Crohn?

Dependendo do diagnostico dado pelo médico, talvez seja preciso que seja feita a cirurgia para tratar essa doença, pois o tratamento feito com medicamentos que falamos anteriormente pode não surtir efeito, sendo assim a cirurgia é a melhor opção. Também é possível o uso da cirurgia quando há complicações no local, como a obstrução do intestino.

Mesmo em casos onde é feita a cirurgia, não haverá cura, pois a cirurgia pode acabar com os sintomas da doença mas não encontra uma forma de livrar o corpo dessa doença.

Uma dieta mais suave ajuda a controlar a doença?

Sim, uma dieta feita com alimentos que são mais suaves e não causam irritações ao intestino irão contribuir para o controle da doença e diminuição dos sintomas. As comidas com bastante tempero ou condimentos, além das ricas em fibras, podem causar maior dano aos pacientes que sofrem com a doença de Crohn.

Cuide da sua saúde!

Portanto, é de extrema importância que as pessoas que se identifiquem com os sintomas citados aqui devam mudar sua alimentação, ter uma vida mais saudável e principalmente, buscar um médico que seja especialista na área, assim, as chances de controle dessa doença e de ter uma vida sossegada será maior.

Se você é uma pessoa que sofre com a doença de Crohn ou conhece alguém que passa por essa situação, deixe sua experiência nos comentários. Você também pode curtir e compartilhar essas informações para que mais pessoas possam ser ajudadas.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

  • Publicidade