• Publicidade

15 alimentos com alto Índice glicêmico

índice glicêmicoSaiba quais alimentos você deve evitar para compor uma dieta saudável de acordo com seu estilo de vida, descubra por que o excesso desses alimentos faz mal. Ter conhecimento sobre os alimentos que consumimos está se tornando um assunto cada vez mais importante, pois os casos de doenças como obesidade e diabetes estão aumentando cada vez mais a cada ano e nós precisamos estar sempre se cuidando. Um dos assuntos atualmente mais comentados é o índice glicêmico dos alimentos, que mostra a relação do açúcar no nosso sangue com a glicemia. É por isso que no artigo de hoje irei falar sobre o índice glicêmico alto e os problemas que podem ocorrer por causa dele, leia até o final e aprenda como se preparar.

Como é classificado o índice glicêmico?

O índice glicêmico foi uma forma que os cientistas inventaram para calcular a velocidade que os carboidratos entram em nosso sangue. O índice glicêmico ou IG é notado em uma numeração de até 100, onde até 50 é considerado baixo, de 50 até 70 é considerado médio e para cima de 70 é alto.

A partir daí, sabe-se que a velocidade em que o carboidrato é absorvido pelo nosso organismo pode ser totalmente diferente dependendo do tipo de carboidrato.

Dessa forma, foi percebido que o alimento que apresenta o carboidrato que mais rapidamente é absorvido pelo organismo também é o alimento com maior índice glicêmico, pois para nivelar a quantidade de açúcar no sangue o corpo irá produzir insulina, ou seja, se ao ingerirmos um alimento e o nosso corpo produzir uma grande quantidade de insulina, isso significa que aquele alimento ingerido tem um grande teor de índice glicêmico.

Por que saber o índice glicêmico é importante?

O índice glicêmico é de extrema importância para quem sofre de problemas como obesidade, diabetes e outras doenças relacionadas ao peso.

Para quem quer emagrecer, saber o índice glicêmico também é muito importante. Ter o controle da quantidade de carboidratos que consumimos dará uma visão mais ampla dos tipos de alimentos que devemos cortar na nossa dieta, pois os alimentos com grande quantidade de IG provocam um acumulo maior de açúcar no corpo e por isso o nosso organismo se sente mais faminto em relação a doces, isto é, o apetite para alimentos doces aumenta quando ingerimos comidas ricas em carboidratos.

É por isso que devemos saber qual alimento tem ou não tem um índice glicêmico elevado, para que assim, quando estivermos seguindo uma dieta de baixo IG, possamos evita-los.

Quem pode se beneficiar de alimentos com alto IG?

As pessoas que sofrem com a hipoglicemia são as maiores beneficiárias de uma dieta rica em carboidratos com alto índice glicêmico, pois a hipoglicemia é uma doença onde o organismo consome grandes quantidades de açúcar rapidamente mesmo se o indivíduo tenha acabado de ingerir um alimento muito doce ou cheio de açúcar.

Quando o corpo consome muito açúcar de forma rápida, a quantidade de açúcar no sangue fica abaixo do normal e isso irá causar algumas outras doenças.

Alimentos com Alto índice glicêmico.

Mostrarei aqui a tabela com os alimentos com alto índice glicêmico que foi feita pela universidade de Harvard, iremos falar sobre a dieta com baixo IG após darmos uma boa olhada na tabela e ver 15 alimentos com alto índice glicêmico, confira!

Os pães:

  • Pão branco – em uma porção de 30g – IG de 71.
  • Pão integral – em uma porção de 30g – IG de 71.
  • Bagel – em uma porção de 70g – IG de 72.
  • Baguete – em uma porção de 30g – IG de 95.
  • Waffles – em uma porção de 35g – IG de 76.
  • Pão Pita branco – em uma porção de 30g – 70.

Em lanches:

  • Pretzels – em uma porção de 30g – IG de 83.

Nos Cereais:                         

  • Arroz branco – em uma porção de 150g – IG de 85.

Nas frutas:

  • Melancia – em uma porção de 120g – IG de 72.

Nos vegetais:

  • Batata inglesa cozida – em uma porção de 150g – IG de 82.
  • Purê de batata inglesa – em uma porção de 150g – IG de 87.
  • Batata doce – em uma porção de 150g – IG de 70.

Nas bebidas:

  • Gatorade – na quantidade de 250ml – IG de 78.
  • Em outros alimentos:
  • Pizza de queijo – em uma porção de 100g – IG de 80.

Se você quiser ver mais detalhes sobre outros alimentos na tabela de índice glicêmico de Harvard, é só clicar aqui.

Alimente-se de forma saudável.

Se alimentar de forma saudável é a única solução para evitar futuros problemas que possam aparecer e prejudicar sua saúde.

Lembre-se que nada substitui a consulta de um médico profissional da área e antes de praticar qualquer dieta vá ao médico. Faça exames regularmente para estar sempre bem informado.

Se você foi beneficiado com as informações apresentadas por este post, curta, comente e compartilhe para que outras pessoas também sejam ajudadas. Lembre-se de deixar seu comentário nos contando sobre sua experiência com dietas de alto IG, até a próxima!

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Pingback:POR QUE ENGORDAMOS E O QUE FAZER PARA EVITAR?

  2. Pingback:Índice glicêmico – O que é e para que serve? - Produtos Naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade