• Publicidade

O que é endometriose e quais sãos os seus sintomas

endometrioseEndometriose é uma doença crônica e muito dolorosa que afeta em média 6,3 milhões de mulheres no Brasil anualmente. Ela ocorre quando o tecido que reveste o útero chamado de tecido endométrio se encontra fora do útero, geralmente se posicionando no abdômen, Trompas de Falópio, ligamentos que suportam o útero.

Em alguns casos é possível diagnosticar este tecido se desenvolvendo em locais como reto, bexiga, intestino, vagina, colo do útero, vulva e em cicatrizes após a realização de cirurgias abdominais. Em outros casos o tecido se desenvolve no pulmão, braços, coxa entre outros locais do corpo.

Quais são os sintomas da endometriose?

Para diagnosticar a endometriose é precioso se atentar a alguns sintomas que muitas vezes aparecem despercebidos ou até mesmo comuns em meio à correria do dia a dia, os mais comuns são:

  • Dores fortes antes e durante o período menstrual;
  • Dores ou incômodos durante e depois da relação sexual;
  • Dificuldade para engravidar (infertilidade);
  • Fadiga;
  • Dores ou dificuldade para urinar durante o período menstrual;
  • Evacuação dolorosa durante o período menstrual;
  • Além de outros sintomas como náuseas, distúrbios gastrointestinais, diarreia e constipação;

Em alguns as mulheres também sofrem de:

  • Alergias;
  • Infecção fúngica frequentes;
  • Sensibilidade a químicas.

Apenas cólica ou endométrios?

As maiorias das mulheres sentem dores antes e durante o período menstrual, as famosas cólicas menstruais, na maioria das vezes podem ser aliviadas com medicação em casa mesmo. Porém caso as dores permaneçam altas e se perdure por mais de dois dias, te impede de fazer atividades comuns do dia a dia ou permaneça mesmo após o fim do período menstrual é indicado procurar seu ginecologista para que ele possa solicitar os exames necessários.

Endometriose na adolescência

Os sintomas da endometriose podem aparecer logo no primeiro período menstrual, portanto é importante que os pais fiquem atentos quanto no nível de dores (cólicas) em suas filhas adolescentes, e procurar consultar com o ginecologista periodicamente.

O médico definirá como deverá ser o acompanhamento, seja aliviando os sintomas com medicamentos ou partindo para o tratamento caso seja diagnosticado endometriose. O tratamento para jovens adolescentes é o mesmo tratamento de mulheres adultas.

O que causa a endometriose

Ainda não foi descoberto o motivo para o tecido se desenvolver fora do útero, porém os médicos possuem algumas teorias como a hereditariedade e até mesmo células que se desenvolvem desde o nascimento da mulher.

Além disso, alguns acham que por conta do sangue da menstruação conter células endometriais pode acontecer delas fluírem através das Trompas de Falópio e ir para a cavidade pélvica em vez de ir para fora do corpo. Estas células também podem se mover em outros momentos como durante um parto natural.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Sofri há algum tempo atrás e sei como é difícil.
    Por isso não deixe de ir ao médico para se tratar, pois é complicado e perigoso.
    Valeu pelas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade