• Publicidade

Doenças que são transmitidas na água e nos alimentos

Doenças que são transmitidas na água e nos alimentosAs doenças infecciosas são provocadas por micro-organismos que entram em contato com o organismo humano, não são destruídos pelas defesas naturais e acabam causando diversos danos aos órgãos, que podem ser desde simples irritações até lesões fatais, como hemorragias e infecções generalizadas. Por isso, o cuidado contra esses micro-organismos deve ser sempre redobrado, por menores que eles possam parecer.

Normalmente as infecções ocorrem através de um agente hospedeiro intermediário, isto é, um hospedeiro que carrega o vírus, bactéria ou fungo em seu corpo e o transporta até o homem. Alguns exemplos de hospedeiros intermediários comuns são: mosquitos, na transmissão de vírus, besouros, para a transmissão de bactérias, alimentos e água.

Os agentes infecciosos transportados pelos alimentos podem ter sido depositados ali por outros animais, como larvas, vindo através de resíduos fecais do ambiente, através das mãos ou mesmo pelo ar. Em forma incubada ou cristalizada, os micro-organismos conseguem sobreviver por horas, dias ou mesmo semanas antes de encontrar o hospedeiro definitivo, o que aumentam ainda mais as chances de infecção.

Quais são as principais doenças transmitidas na água e alimentos?

As principais doenças que podem ser contraídas por água e alimentos são: Hepatite A, Febre Tifoide, Salmonela, Toxoplasmose, Leptospirose, Criptosporidiose, Ciguatera (Peixes), Amebíase, Giardíase, Triquinose, Síndrome Hemolítico Urêmica, Butolismo, Síndrome De Guillain Barré, Diarreia Aguda Diarreia Crônica, Cólera, Poliomielite, Hepatite E, Rotavírus, Tuberculose, Teníase.

A maioria dessas doenças são provocadas pela contaminação dos alimentos com restos fecais de animais ou dejetos humanos contaminados, ou quando são manipulados por pessoas contaminadas com a doença e que não tenham tomado as devidas precauções. Alguns hábitos alimentares podem também contribuir para a contaminação com essas doenças, dentre eles, pode-se destacar o consumo de produtos de origem animal e frutos do mar que, além da contaminação do ambiente, são grande fonte de transmissão dos vírus, bactérias e protozoários responsáveis pelas contaminações.

Como prevenir a transmissão de doenças em água e alimentos?

Uma rede de saneamento básico bem estruturada é fundamental para prevenir a transmissão de doenças, pois o tratamento de água é fundamental para garantir que esta esteja pura e protegida contra contaminações, sendo também, um agente de limpeza dos alimentos.

Nas residências, existem ainda algumas medidas simples que podem contribuir para evitar a transmissão de doenças por alimentos e água. Primeiramente, deve-se sempre ingerir água potável, tratada e filtrada. O manuseio de alimentos, especialmente crus, deve ser feito sempre com as mãos limpas e eles nunca devem ser ingeridos sem serem bem higienizados e desinfetados. Para os alimentos de origem animal, recomenda-se nunca ingerir alimentos de origem clandestina, crus, mal cozidos ou que não apresentem garantia de qualidade.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

  • Publicidade