• Publicidade

Sem grana para academia!? Descubra os benefícios da caminhada

benefícios da caminhadaCom a crise financeira, muita gente corta gastos para conseguir manter o orçamento em dia. A academia costuma ser um deles, principalmente no inverno, que propicia o aumento da preguiça e o corpo busca o aconchego quentinho do edredom. No entanto, o calor já está aí, forçando a exibir mais o corpo, usar shortinhos, camisetas cavadas e tudo o que as vestimentas do frio escondem. Se a grana para a academia ainda está curta, descubra agora os benefícios da caminhada, tire seu tênis do armário e pé na estrada!

Os benefícios da caminhada

Passarinhos cantando, galhos caindo, seus pés esmagando as folhinhas no chão, o cheirinho de ar fresco primaveril ou o mato molhado pela chuvinha de fim de ano. Essas são sensações que você vai experimentar quando decidir tirar um tempo para si mesmo e, finalmente, colocar os pés pra fora de casa ou do escritório.

Além de ser gratuita, as vantagens da caminhada são poderosas e surpreendentes! Para se ter uma ideia, apenas 10.000 passos por dia podem melhorar a sua saúde e ajudar a evitar doenças cardíacas. Mas o que você está esperando? Deixe suas preocupações para trás e comece hoje mesmo!

Nascidos para andar

Nossos primórdios eram caçadores e andar longos percursos era tão natural como respirar. Na verdade, mais da metade dos nossos músculos foram projetados para andar.

Portanto, andar diariamente é uma das melhores coisas que você pode fazer para combater a inércia e se tornar mais saudável, pois é uma atividade recomendada para todas as idades, e que não oferece riscos de maiores impactos.

Fuja do sedentarismo

Um estudo, publicado recentemente no Canadá, relatou que vários adultos entre 18 e 79 estão passam mais de 10 horas por dia praticamente inativo, levando uma vida sedentária em frente à tevê, trabalhando em sua mesa de escritório, ou dirigindo.

Organize seu tempo

Muitas dessas pessoas utilizam a falta de tempo como uma desculpa para evitar os exercícios. No entanto, caminhar rapidamente durante, pelo menos 10 minutos, já pode ser o suficiente para reduzir o risco de pressão alta, colesterol elevado e diabetes.

Para adultos com idade entre 18 e 64 anos, apenas 30 minutos de caminhada moderada ou intensa, diariamente, minimiza bastante a incidência de:

  • morte prematura;
  • doença cardíaca;
  • acidente vascular cerebral.

Além disso, andar a pé também reduz o risco de desenvolver certos tipos de câncer, diabetes tipo 2, e osteoporose; promove maior saúde mental e possibilita maior motivação e autoestima.

Nutrição cerebral

Essa atividade regular também protege a saúde cognitiva do cérebro em duas grandes formas. Isso porque quando você pratica, seu corpo produz, automaticamente, substâncias que os cientistas chamam de neurotróficos, semelhante à vitaminas para o cérebro. Uma classe destes fatores neurotróficos promove, especificamente, o crescimento e a ramificação dos vasos sanguíneos do órgão, mantendo um bom fluxo e melhorando a saúde cerebral como um todo.

Lembre-se de andar

Outro fator de risco em relação ao cérebro, é que a pressão arterial elevada têm consequências negativas sobre as habilidades do pensamento, aumentando as chances de demência. Por isso, o mesmo estudo mostrou também que andar duas vezes por semana durante 40 minutos não só melhora a memória, como também otimiza uma região do cérebro crucial para reter a memória, e altamente sensível a doenças neuro-degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

Reduza o stress

Andar também pode regular a forma como seu corpo responde ao estresse psicológico, porque quando você está estressado, seu organismo libera mais cortisol que, em longo prazo, pode ser muito tóxico para a saúde. Sendo assim, aqueles indivíduos que caminham, liberam menos hormônio em resposta ao estresse, em comparação com os sedentários.

Você quer viver até os 100 anos?

Pesquisadores estudaram pessoas que vivem mais tempo, e identificaram que muitos centenários saudáveis ao redor do mundo compartilham os mesmos hábitos de saúde, incluindo uma boa caminhada todos os dias. Também foram encontrados alguns caminhantes saudáveis que viveram em torno de 10 anos a mais que o restante de centenários do globo, que viviam no Japão, na Itália, na Califórnia, e na Costa Rica.

Sugestões de diferentes tipos de caminhadas

Aposto que você está se revirando na cadeira, doido para começar a usufruir de todos esses benefícios da caminhada! Então saiba que você pode inserir este hábito em seu cotidiano aos poucos. Confira algumas dicas para implementá-lo devagar à sua rotina:

  • desça do ônibus três pontos antes do que o costume;
  • leve seus filhos para a escola a pé, ou repita a mesma sugestão acima, de descer ou parar o carro bem antes para ter chance de andar um percurso maior;
  • procure sempre ir a pé à padaria, mercado ou farmácia, caso sejam no mesmo bairro ou numa região vizinha;
  • use escadas ao invés de elevador;
  • reúna colegas para andarem em turma, assim ocorre maior motivação e menos abandono da atividade.

E por falar em turma, que tal compartilhar este artigo com seus amigos para começar a incentivá-los desde já? Se você gostou de descobrir os benefícios da caminhada, organize uma “força tarefa” e corra atrás dos seus objetivos, ou melhor, caminhe.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Publicidade